Crianças de Candói com deficiência auditiva têm aulas especiais em Guarapuava.

Publicado em: 24/03/2023 07:47

Crianças de Candói com deficiência auditiva têm aulas especiais em Guarapuava

A rotina de quatro crianças com deficiência auditiva, moradoras de Candói, ganhou um novo compromisso semanal. Com o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com Núcleo Regional de Educação, elas participam todas as sextas-feiras em Guarapuava, a 75 Km de suas casas, de atividades com profissionais especializados para reforçar o aprendizado.

Como alunas do Centro de Atendimento à Pessoa Surda (CAS), essas crianças estão tomando os primeiros contatos com a Linguagem Brasileira de Sinais. Conhecida como Libras, a língua dos sinais é oficialmente reconhecida no Brasil como meio de expressão dos surdos pela Lei 10.436, criada em 2002.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Carina Goldoni, as atividades em Guarapuava complementam as aulas especiais que as crianças deficientes auditivas já recebem em Candói. Segundo ela, o atendimento especial é realizado durante a semana no Colégio Orni França de Araújo, onde está instalada uma sala multifuncional com diversos recursos de aprendizagem.

Com práticas dinâmicas e atrativas para as crianças, o espaço do CAS em Guarapuava é acolhedor e a interação acontece de forma espontânea, reunindo deficientes auditivos de diversos municípios da região. De acordo com Carina Goldoni, a Prefeitura de Candói tem viabilizado a logística para as famílias poderem levar as crianças até o município vizinho. “O apoio dos pais tem sido fundamental para que possamos viabilizar o acesso dessas crianças às aulas em Guarapuava”, disse.