Candói começa a estruturar Conselho Municipal de Cultura

Publicado em: 16/05/2023 14:57

Candói começa a estruturar Conselho Municipal de Cultura

A realização da 1ª Conferência Municipal Cultura no último dia 10, no Centro Cultural Doridin Antunes, deu um importante passo para a classe artística e de produção cultural de Candói. Foi dado início à estruturação do Conselho Municipal de Cultura, importante instância de debates e decisões formada por representantes do poder Executivo e da sociedade civil.

A partir das decisões tomadas nas próximas Conferências, o Conselho Municipal de Cultura terá as seguintes atribuições:

- Propor e aprovar as diretrizes gerais do Plano de Cultura e acompanhar sua execução;
- Apreciar e aprovar as diretrizes gerais do Sistema de Financiamento à Cultura e acompanhar o funcionamento dos seus instrumentos, em especial o Fundo de Cultura; e
- Fiscalizar a aplicação dos recursos recebidos decorrentes das transferências federais, como da Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc 2.

O Conselho deve ter na sua composição pelo menos 50% de representantes da sociedade civil, eleitos democraticamente pelos respectivos segmentos. No último dia 10, alguns dos membros do Conselho já foram eleitos por aclamação, faltando apenas a confirmação de um suplente. São eles:

- Representantes da Sociedade Civil: Cleiton José Santos Kloster e Gilson Antônio Santos. Suplentes: Andreia Pszedzimirski
- Representantes da Comunidade Artística e Cultural Organizada: Silmara Pelózi Ferreira e Pablícia Rodrigues. Suplentes: Clemente Zubreski e Nilson Ferreira

O prefeito Aldoino Goldoni, o Dino, irá indicar os demais membros do Conselho como representantes do poder público. O Conselho Municipal de Cultura faz parte do Sistema Nacional de Cultura, que inclui ainda os Conselhos Federal e Estaduais de Cultura.