Fibromialgia e prevenção do câncer foram temas de palestras em Candói

Publicado em: 23/05/2023 18:19

Fibromialgia e prevenção do câncer foram temas de palestras em Candói

Nos dias 18 e 19 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu, no auditório do Centro Cultural Doridin Antunes, duas palestras que atraíram a atenção dos profissionais de saúde e das pessoas afetadas ou em contato com a fibromialgia e o trabalho de prevenção do câncer.

Na quinta-feira, aconteceu pelo segundo ano consecutivo o encontro para marcar o Dia Nacional da Fibromialgia. A palestra da fisioterapeuta Adelita Iatskiu Conti tratou o tema com uma ampla abordagem e apontando para a necessidade de busca de melhores condições de saúde aos diagnosticados com a fibromialgia.

Ela destacou que o tratamento da fibromialgia não se restringe ao uso de medicamentos. Está comprovado que outros métodos também aliviam as dores crônicas sentidas em todo o corpo, como a fisioterapia. No encontro, ficou firmado a inclusão da fisioterapia no atendimento ao grupo de apoio às pessoas com fibromialgia em Candói.

PREVENÇÃO DO CÂNCER – Na sexta-feira, foi a vez do diretor e fundador do Instituto Uopeccan, Wilson Riedlinger, falar sobre a prevenção do câncer. Com um conteúdo preparado por diversos oncologistas da instituição sediada em Cascavel e Umuarama, o economista fez abordagem sobre o diagnóstico e a prevenção do câncer, levando à reflexão da necessidade dos cuidados no dia a dia.

O secretário municipal de Saúde, João Márcio de Freitas, ressaltou a importância do Hospital da Uopeccan para Candói, já que diversos doentes com câncer realizam tratamento naquela unidade. “A gestão do prefeito Dino tem dado suma importância na prevenção e na conscientização da população”, afirmou.

A paciente Rafaela Petel, de Candói, foi quem realizou as tratativas entre a instituição e a Prefeitura para realização da palestra. Rafaela disse que, além de uma equipe médica de alto nível e equipamentos hospitalares de ponta, o que se destaca no Hospital da Uopeccan é o tratamento humanizado dado aos pacientes.