Conselho Municipal de Cultura de Candói elege presidente e secretária.

Publicado em: 26/05/2023 17:53

Conselho Municipal de Cultura de Candói elege presidente e secretária

Foram eleitos nesta semana o presidente e a secretária do Conselho Municipal de Cultura de Candói, colegiado formado por representantes da sociedade civil e da Prefeitura voltado para acompanhar a execução do Plano Municipal de Cultura e a aplicação dos recursos públicos no setor. O Conselho foi criado no último dia 10 durante a realização da 1ª Conferência Municipal de Cultura, no auditório do Centro Cultural Doridin Antunes.

O presidente do Conselho Municipal de Cultura de Candói é o senhor Cleiton José Santos Kloster, que terá como suplente Clemente Zubreski. Como secretária, foi eleita a senhora Pablícia Rodrigues, tendo como suplente Andreia Pszedzimirski. “É com muita satisfação que anunciamos a formação do primeiro Conselho Municipal de Cultura do nosso município, o que vai dar respaldo ao trabalho e viabilizar recursos para os artistas e produtores culturais”, afirmou o prefeito Aldoino Goldoni, o Dino.

O Conselho Municipal de Cultura tem como obrigações propor e aprovar as diretrizes gerais do Plano de Cultura e acompanhar sua execução; apreciar e aprovar as diretrizes gerais do Sistema de Financiamento à Cultura e acompanhar o funcionamento dos seus instrumentos, em especial o Fundo de Cultura; e fiscalizar a aplicação dos recursos recebidos decorrentes das transferências federais, como da Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc 2.

O Conselho deve ter na sua composição pelo menos 50% de representantes da sociedade civil, eleitos democraticamente pelos respectivos segmentos. Em Candói, o modelo adotado é de quatro representantes da sociedade civil e dois do poder Executivo. O Conselho Municipal de Cultura de Candói está assim formado:

- Representantes da Sociedade Civil: Cleiton José Santos Kloster (presidente) e Gilson Antônio Santos. Suplentes: Andreia Pszedzimirski e Marcia da Luz
- Representantes da Comunidade Artística e Cultural Organizada: Silmara Pelózi Ferreira e Pablícia Rodrigues. Suplentes: Clemente Zubreski e Nilson Ferreira
- Representantes do Poder Executivo: Carina Goldoni e Mariza do Belem Varge Kloster. Suplentes: Andreia Corrêa Santos e Thainá Souza