Candói inicia formação do Conselho Municipal de Direitos da Mulher

Publicado em: 20/07/2023 13:12

Candói inicia formação do Conselho Municipal de Direitos da Mulher

Foi dado início em Candói ao processo de formação do Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CMDM), um dos mais importantes instrumentos para a formulação e fiscalização das ações do poder público em relação às políticas de defesa dos diretos da mulher. Na semana passada, ficaram definidas as entidades que terão assento no CMDM durante a I Conferência Municipal da Mulher, que reuniu mais de 100 participantes no Centro Cultural Ucraniano.

O CMDM é composto de forma paritária por representantes do poder Executivo e da sociedade civil organizada. De acordo com o Decreto 1.698/2023, fazem parte uma titular e uma suplente das Secretarias Municipais de Assistência Social, de Saúde, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Educação e da Agricultura e Pecuária. Na Conferência, ficaram definidas as seguintes representações da sociedade civil: empresarial (Aciercan), APMF, agricultura familiar, entidades religiosas e associação de quilombolas.

A  indicação dos nomes de cada representante ocorrerá em uma próxima reunião no prazo de 15 dias, quando deverá acontecer também a eleição da direção do Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Candói. Além do Regimento Interno, as participantes devem aprovar no prazo de 120 dias um Plano Municipal de Políticas Públicas de Direitos das Mulheres. O CMDM deverá se reunir todos os meses ordinariamente e, em casos extraordinários, sob convocação de sua presidente.

Durante a I Conferência Municipal da Mulher, além da plenária, aconteceram as palestras com a consultora do Sebrae Áurea Graça, com o tema "Cultivando a Força da Mulher", e da mestre em Desenvolvimento Comunitário Jessyka Lopes Rickli, que discorreu acerca do papel dos Conselhos Municipais de Direitos das Mulheres e de sua importância nos avanços ocorridos nos últimos anos. O prefeito Dino Goldoni esteve presente no encerramento do evento, quando manifestou o apoio à Conferência e criação do CMDM.

Confira as fotos em anexo ou na galeria: https://candoi.pr.gov.br/galeria/?id=21