Com escolha da rainha, prefeitura de Candói anuncia retorno da Festa Nacional do Charque

Publicado em: 24/07/2023 15:41

Prefeito Dino, Primeira Dama Eveline, Rainha Nicoli, Primeira Princesa Vanessa, Segunda Princesa Iara e Maria Vitória (Filha do Prefeito).

A maior festa popular de Candói, no Centro-sul do Paraná, está de volta. A XVIII Festa Nacional do Charque vai acontecer de 24 a 27 de agosto, no Parque do Lago, com todas as atrações gratuitas, incluindo shows de artistas nacionais. O anúncio foi feito pelo prefeito Dino Goldoni na noite do último sábado, 22, em entrevista coletiva após jantar de lançamento do evento. Também foi realizado o concurso da Rainha e das princesas.

"Depois de um intervalo de três anos por causa da pandemia, temos a felicidade de anunciar a volta da festa que celebra a nossa gastronomia e tradições regionais", afirmou o prefeito. Segundo ele, os principais espetáculos serão de Marcos Paulo & Marcelo (dia 25), Isadora Pompeo (26) e Guilherme & Benuto (27). As bandas Portal Gaúcho, New York e artistas de Candói e região complementam a agenda de shows.

Logo após o ato de lançamento, foi realizado o concurso de escolha da rainha e das princesas da XVIII Festa Nacional do Charque. A estudante de Educação Física Nicoli de Lima, de 20 anos, ganhou o título de Rainha e vai ser a principal representante da beleza, graça e inteligência da mulher candoiana. Foram eleitas princesas a estudante de Direito Vanessa Celestino de Lima, de 20 anos, e a engenheira agrônoma Iara Gonçalves, de 26 anos.

"Com a escolha da rainha e das princesas, vamos agora iniciar uma agenda de divulgação da Festa Nacional do Charque", afirmou o prefeito Dino Goldoni. Segundo ele, além dos shows, haverá uma feira de exposições do comércio, indústria e agricultura de Candói, parque de diversões e competições de rodeio country e prova do tambor. Mas a grande estrela será, claro, o charque servido em diversos pratos no restaurante oficial do evento.

O charque foi um dos principais produtos comercializados pelos tropeiros do século XIX, entre Viamão (RS) e Sorocaba (SP). O surgimento de Candói remonta a essa época, quando os tropeiros abriram a "Estrada das Missões" e demarcaram pontos de parada onde começaram a surgir algumas comunidades. O caminho já era conhecido pelos índios e encurtava a distâcia entre a cidade gaúcha e o centro comercial paulista.

CAVALGADA DA INTEGRAÇÃO
A expressão maior das tradições e da cultura tropeiras antecede a festa popular com a realização da XXII Cavalgada da Integração, de 22 a 24 de agosto. Cerca de 200 cavaleiros e cavaleiras darão início às festividades percorrendo um trecho de 56,2 Km da "Estrada das Missões", passando por diversas comunidades rurais e atrações turísticas de Candói, como rios, lagos e cachoeiras.

Nos três dias de cavalgada, os modernos tropeiros vão reviver os antigos realizando diversas atividades no percurso e nos acampamentos, como baile do candeeiro, tiro de laço, chimarreada, trovas e cantorias. O ponto de encontro será na comunidade da Cachoeira e a a chegada no Parque do Lago, na sede do município. Na noite do dia 24 de agosto, artistas de Candói e região darão início aos espetáculos da XVIII Festa Nacional do Charque.

ATRAÇÕES NACIONAIS
Três atrações nacionais vão animar as noites na Tenda de Shows da XVIII Festa Nacional do Charque. Na sexta-feira, 25, a dupla Marcos Paulo & Marcelo faz o show de abertura a partir das 22 horas. No sábado, 26, quem se apresenta é a cantora Isadora Pompeo às 21 horas. E, no domingo, 27, Guilherme & Benuto encerram as festividades a partir das 21h30min.

Na noite do dia 25, acontecerá ainda o show do grupo Portal Gaúcho às 23h59min e, no sábado, 26, a noite será encerrada pela Banda New York às 23h40min. Como parte das comemorações do aniversário de 33 anos de emancipação de Candói, acontecerão duas atividades. Na sexta-feira, a cerimônia oficial de abertura contará com as presenças de autoridades e, no domingo, 27, às 14 horas, será cortado o bolo de aniversário.

RESTAURANTE OFICIAL
O restaurante oficial irá funcionar na hora do almoço e do jantar dos dias 25, 26 e 27. No cardápio, pratos como o bolinho de charque, feijão tropeiro, escondidinho de charque com mandioca, paçoca de charque, arroz carreteiro, arroz branco, salada de charque e saladas em geral. O rodeio country acontece nos dias 25 e 26 e a prova de tambor nos dias 26 e 27.

Para mais fotos, acesse o Flickr da Prefeitura de Candói, aqui: https://www.flickr.com/photos/prefeituradecandoi/albums/72177720310003918