Candói realiza mais uma etapa de vacinação contra brucelose

Publicado em: 05/12/2023 08:36

Candói realiza mais uma etapa de vacinação contra brucelose

Começou nesta semana, em Candói, mais uma etapa da campanha de vacinação de combate à brucelose. Até o próximo dia 15 de dezembro, os pecuaristas receberão a visita de técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária que vão aplicar a vacina B-19 em novilhas de três a oito meses de idade.

A vacinação de fêmeas bovinas recém-nascidas é obrigatória, conforme exigência do Ministério da Agricultura. A brucelose é uma doença que pode ser transmitida do animal para os seres humanos. No caso dos animais, a brucelose pode provocar aborto, repetição de cio e a morte de bezerros

As visitas para a aplicação da vacina são agendadas nas associações rurais das localidades das propriedades rurais, conforme explica o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Gilvan Czarnieski. "Quem não for associado deve procurar a Secretaria para poder ser incluído no cronograma da vacinação", esclarece.

É importante que o produtor ou um responsável esteja presente na propriedade na data da vacinação, com as novilhas apartadas do rebanho em local de fácil acesso. As datas das visitas dos técnicos para aplicação das vacinas são as seguintes:

04 e 05/12 – Santa Luzia
06/12 – Oito de Outubro