Candói recebe Nota 10 do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde

Publicado em: 07/02/2024 14:07

Candói recebe Nota 10 do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde

O município de Candói recebeu Nota 10 do programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, que avaliou dados do desempenho da rede de atenção primária em saúde de todo o país no último quadrimestre de 2023. Candói foi o município melhor avaliado da 5ª Regional de Saúde, que abrange 20 municípios do Centro-Sul do estado, e o 9º melhor classificado entre os 399 municípios do Paraná.

As autoridades do município atribuem o desempenho ao esforço do conjunto de servidores da saúde e aos investimentos realizados pela atual gestão nos últimos três anos. Em 2021, havia uma grande demanda reprimida e foi necessário desenvolver ações significativas para  melhorar o atendimento e os serviços prestados.

O secretário municipal de Saúde, João Márcio de Freitas, descreveu alguns dos programas que fizeram a diferença em Candói. "O Sábado com Saúde tem sido a maior ação de prevenção e promoção da saúde já realizada no município, com mais de 20 mil atendimentos e procedimentos em apenas um ano e meio", afirmou. "O Mãe Candoiana acompanhou a gestação de mais de 200 gestantes, fornecendo kits e todo o atendimento necessário".

Ele destacou ainda a contratação de profissionais especializados e o horário estendido na UBS Pioneiros, que passou a prestar atendimento médico e de enfermagem até as 21 horas, de segunda a sexta-feira. "Foram muitas ações realizadas visando a qualidade e o alcance do atendimento na rede de atenção básica", disse.

O Previne Brasil é um programa que realiza uma avaliação quadrimestral dos repasses de transferências do Ministério da Saúde e do desempenho de alguns indicadores nos municípios, como do Pré-Natal, Saúde da Mulher, Saúde Bucal, Saúde da Criança e de doenças crônicas como hipertensão arterial e diabetes melittus.

Candói apresentou melhoria em todos esses indicadores. O secretário João Márcio atribui a Nota 10 à saúde em Candói aos investimentos da atual gestão e ao trabalho dos servidores do município. "Este é o resultado de uma equipe que desempenhou com toda dedicação e determinação o seu trabalho, buscando sempre o melhor para população candoiana", ressaltou o secretário.

"Mas nada disso seria possível sem que fosse dada prioridade total à saúde desde o primeiro dia da gestão do prefeito Dino e do vice-prefeito Grosso", disse. "Esse comprometimento levou ao reconhecimento pelo Ministério da Saúde", completou.